Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Homeostase


Homeostase (ou Homeostasia) é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados.

Bem, estava pensando sobre essa palavra na aula de direito ambiental, sobre a capacidade dos seres vivos de retornarem ao seu equilíbrio inicial a cada alteração de suas características.

Bem na minha vida não seria diferente, acontecem coisas que nos tiram do nosso “estado normal” (não que eu seja normal). Mas passamos por certas lutas que nós mesmos nos colocamos e cabe a nós o “ponta pé inicial” para sairmos delas, e não apenas sair da luta, mas sim sair vencedor da luta, que não é algo fácil, necessita investimento de força, energia emocional, tempo e 99.9% de Deus. A luta deixa marcas, mas são as marcas que nos tornam pessoas diferentes, e em sua maioria das vezes nos tornam melhores, por mais que quando estejamos sofrendo não entendamos isso. Pense na homeostase que nós da a chance de voltarmos ao nosso equilíbrio.

2 comentários:

  1. bom cara. um dos primeiros assuntos que aprendi na faculdade foi sobre a homeostase. tb pensei nesse sentido que vc descreveu, essa homeostase meio que emocional, mesmo que as variações externas sejam contínuas e pertubadoras os mecanismos da homeostase garantem que os efeitos ou turbulências sejam mínimas...

    ResponderExcluir
  2. nuuss ... direito ambiental é opcional na minha faculdade .. mas gostei mto da sua reflexão sobre o tema. =]

    ResponderExcluir